5 dicas para acordar melhor

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Sair da cama é complicado, mas há maneiras de amenizar o sacrifício

Acordar pode ser um desafio para muitas pessoas, mas alguns hábitos podem fazer com que os primeiros momentos do dia sejam mais agradáveis. O doutor Fábio Maraschin, pneumologista e especialista em Medicina do Sono, é quem dá as dicas de como acordar melhor. Confira (e pense nisso antes de dormir):

1. Durma bem

“Um bom dia começa na noite anterior”, ressalta o médico. Para dormir bem, é importante ter uma rotina de horários para dormir e acordar — e mantê-la, claro. Ter uma quantidade de sono adequada também é fundamental. Isso varia de pessoa para pessoa, entre 4 e 12 horas.

— Mas não adianta ter ritmo e quantidade se não tiver qualidade. Aspectos externos (temperatura desagradável, colchão ruim, travesseiro inadequado ou alguém ao lado incomodando) e internos (alguma doença), além de problemas do sono (insônia, ronco e a síndrome das pernas inquietas, por exemplo) podem atrapalhar.

2. Evite óculos escuros

É isso mesmo. Se o objetivo é acordar, quanto mais luz, melhor.

— É bom evitar luz acesa e computador perto da hora de dormir, mas, para acordar, tem que ter sol na cara — ressalta o médico.

3. Tome um banho

— É um assunto controverso. Tem pessoas que só acordam depois de tomar banho, mas um banho morno e relaxante também ajuda a pegar no sono — afirma o doutor.

Portanto, na dúvida, tome os dois (antes de dormir e ao acordar).

4. Faça um bom café

Quem não ama um bom café da manhã de hotel? Bem, se você não mora em um hotel, a dica é deixar parte da refeição pronta antes de dormir. Certamente, é um incentivo a mais para sair da cama. O item que não pode faltar para acordar, segundo o doutor, é a cafeína, para estimular.

5. Escute uma música agradável

— Tudo que vier a estimular, vai ajudar a acordar — reforça o doutor.

Então, faça uma playlist matinal e comece o dia ouvindo o seu som favorito.

 

Fonte: ZH Vida 

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