Cafeína – será que ela ajuda a perder peso?

    Publicado em: Blog    |    Sem Comentários

A cafeína pode potencializar a perda de peso ou evitar o ganho de peso, mas não existem evidências de que o aumento no consumo de cafeína resulte em perda significante ou permanente de peso.

A cafeína é encontrada em varias bebidas, incluindo café, chá, energéticos e alguns refrigerantes; além de em uma variedade de suplementos alimentares.

Embora as pesquisas sobre a ligação entre cafeína e perda de peso não sejam conclusivas, existem muitas teorias sobre como a cafeína possa afetar a redução de peso, incluindo:

Redução do apetite: a cafeína pode reduzir o desejo de comer por um pequeno tempo; mas não existem evidências  suficientes que demonstrem que o consumo prolongado seja capaz de reduzir o peso;

Queima de calorias:  a cafeína estimula a termogênese – que é uma forma de geração de calor e energia do corpo . Acredita-se que este estímulo não seja suficiente para produzir perda significativa de peso.

Perda de água: em algumas pessoas, a cafeína pode atuar como diurético, que significa um aumento na quantidade de urina excretada. Este aumento na eliminação urinaria, em sua maioria perda de água, pode temporariamente reduzir o peso corporal,mas isto não significa que a redução foi de gordura corporal.

Alguns estudos  sobre cafeína e redução de peso são bastante questionáveis. Outros estudos apontam que o café sem cafeína também pode contribuir para perda moderada de peso, sugerindo que além da cafeína, outras substancias ou fatores possam ter um papel importante na redução de peso.

Muito importante: seja cuidadosa(o) ao usar produtos com cafeína que prometem redução de peso ou medidas. Quando usada com moderação, a cafeína é segura. O excesso de cafeína pode causar irritabilidade, insônia, náuseas e aumento na pressão arterial sanguínea dentre outros problemas. Além disso, algumas bebidas sem cafeína, tais como cafés especiais, são altamente calóricos e ricos em gorduras. Deste modo, ao invés de perder peso, você pode acabar ganhando peso se beber muito destas bebidas.

Fonte: www.mayoclinic.com

Tag(s): ,

Faça um Comentário

Você deve estar logado para postar seu comentário.

© 2015 Pacific SPA - Todos os direitos reservados