Você é o que você come

    Publicado em: Alimentação, Blog    |    Comentários desativados

As mulheres, todo mundo sabe, são as grandes consumidoras de doces e guloseimas! Isso não significa que os homens também não sofram deste problema, mas o que vamos descobrir a seguir envolve homens e mulheres.

Você é o que você come (1 de abril de 2013 por Valéria Antunes)

Segundo as últimas pesquisas científicas, existe uma relação entre o envelhecimento sistêmico e a longa exposição à hiperglicemia, ou seja, estamos envelhecendo à medida que aumenta o nosso consumo de açúcar.

Hartog et al (2007), cita que o tabagismo, assim como alimentos queimados ou tostados, acumulam A.G.E.s (Aging Glycation end Products).

Além da formação aumentada de A.G.E.s , outra similaridade observada entre o envelhecimento sistêmico e o diabetes é a redução dos processos de cicatrização. E este processo atribuído às altas taxas de apoptose dos fibroblastos.

As pesquisas relacionadas ao envelhecimento falam sobre a oxidação celular e a produção de radicais livres e, atualmente, destacam que o açúcar em excesso presente no nosso organismo favorece o processo de glicação, acelerando a formação de A.G.Es. A glicação ocorre quando há excesso de carboidratos e açúcares no organismo que possuem alto índice glicêmico e estes se prendem às proteínas de colágeno e elastina, causando ligações cruzadas conhecidas como crosslinking. São estas ligações que comprometem a estrutura das proteínas colágeno e elastina desencadeando processos inflamatórios celulares.

Se estas estruturas – colágeno e elastina- ficam comprometidas e a camada dérmica, responsável pela qualidade da sua pele, também se compromete. Esta camada é rica em fluido intersticial e complexos de glicosaminoglicanas e proteínas, denominadas proteoglicanas e glicoproteína. Com o envelhecimento, esta camada diminui de espessura e toda a estrutura “pele” se ressente: a epiderme mostra no seu exterior o que aconteceu em sua derme!

O processo de envelhecimento é inevitável. Mas envelhecer com doenças pode ser opcional.

Sabendo que as principais causas do envelhecimento são, além dos processos infecciosos, a ingestão de toxinas, a falta de nutrição adequada, o alto nível de stress e a poluição eletromagnética, além do descuido com sua microbiota intestinal, a manutenção da vida requer combinações adequadas de oxigênio, água, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

Então, meninas e meninos, vamos nos controlar! Não adianta usar os melhores produtos cosméticos sem ter equilíbrio e harmonia naquilo que você come.

Sem Comentários.

© 2015 Pacific SPA - Todos os direitos reservados