Benefícios da Shantala – Massagem para bebês

    Publicado em: Dicas para Gestantes    |    Sem Comentários

Ainda ontem, assistindo TV, me peguei com os olhos cheios d’água quando vi um comercial que dizia o seguinte:

Quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. Nasce a cumplicidade, nasce a delicadeza, a insegurança, o diálogo, e a vontade de viver mais. Quando nasce um bebe, a vida renasce. O seu toque é o seu amor que o seu bebê tanto precisa para crescer saudável, seguro e feliz.

Imagina só, eu mãe, apaixonada por massagens escutando isso! É de arrepiar!

Pensei então em escrever sobre a importância desse cuidado, sobre a importância de despertar em nossos filhos o prazer de se cuidar, o prazer de investir em qualidade de vida. E, quem sabe, ajudar a formar uma nova geração que sabe que o que vale mesmo a pena, são as experiências que vivemos. É isto que levaremos conosco. Por isto, vamos falar da beleza que é a Shantala, técnica indiana de massagem para bebês.

Você sabe como foi descoberta esta massagem?

Esta massagem tornou-se popularmente conhecida depois que um médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. O nome dessa mulher era Shantala.  Admirado com o que estava vendo, Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.

 Nutrir a criança, sim. Mas não só com leite. É preciso pegá-la no colo. É preciso acariciá-la, embalá-la. É preciso massageá-la.

F. Leboyer

A massagem recebeu o nome de Shantala, em homenagem a essa mãe. Essa prática não India, não tem um nome especifico, pois faz parte de uma rotina de cuidados com o bebê.

Hoje inumeras pesquisas tem sido feitas, para se comprovar cientificamente os beneficios da massagem para os bebês. Mas sabemos e sentimos que não precisa de tanta pesquisa para perceber os beneficios…

Seguem alguns destes benefícios:

  • ajuda a delimitar o espaço interno da criança;
  • auto conhecimento
  • mais afetividade;
  • maior agilidade e flexibilidade do corpo;
  • melhora da digestão e circulação;
  • o sono é mais tranquilo
  • alivio de cólicas

A massagem para bebês se traduz em um momento único, para pais e filhos (isto mesmo, os pais também podem e devem fazer massagens em seus bebês), permitidno um fortalecimento nas relações, maior interação e vínculo afetivo. E hoje, precisamos tanto criar estes momentos com nossos pequenos…

Dicas:

  • para que seja parte da rotina, o ideal é que a massagem seja praticada diariamente;
  • escolha o melhor horário, evitando que a massagem seja nos horário de sono, fome ou choro intenso. Evitar também logo após a mamada, para evitar que o bebê regurgite.
  • se o bebê estiver doentinho (gripado, febre ou quadros infecciosos) a massagem deve ser suspensa!!!
  • dê preferencia para óleos vegetais puros!!!
  • mantenha o ambiente com temperatura adequada: a massagem deve ser feita com o bebê sem roupinhas. Se estiver frio, procure deixar o ambiente levemente aquecido.  F. Leboyer

Nos bebês, a pele transcende a tudo. É ela o primeiro sentido. É ela que sabe… Ah, sim, é preciso dar atenção a pele, nutri-la com amor… 

F. Leboyer

 

Tag(s): , , ,

Sem Comentários.

© 2015 Pacific SPA - Todos os direitos reservados